2 de dezembro de 2015

SEMENTES & FRUTOS - Crescendo, aprendendo e multiplicando

Sim, eu sei, estou sumida. Correrias, trabalho, curso e aulas acabaram sugando meu tempo. A parte boa é que tenho um bocado de coisas para compartilhar.

Crescendo
Como todos sabem, dia 10 de Outubro tivemos o ATS® Flash Mob World Wide. Um evento mundial com o objetivo de disseminar o ATS nos locais mais inusitados. Em Recife, o Flash Mob aconteceu na Praça do Marco Zero e foi mágico. Não apenas pelo significado e pelo local que inspira poemas, mas também porque foi a primeira apresentação de várias de minhas alunas. Elas amaram. Ficaram nervosas, claro, mas no fim foram absorvidas por aquela energia linda que nos cerca ao dançar o ATS®.
A concentração aconteceu no espaço Pura Luz Yoga, em Recife, às 14:30h. Fizemos um ensaio geral com várias músicas, incluindo a escolhida oficialmente para o Flash Mob, e um pouco do nervosismo inicial já foi se dissipando. Ensaiamos até as 16h, quando paramos para nos “produzir”. Não exatamente “produzir”, já que não dançamos à caráter, mas uma Make básica precisava ser feita e os cabelos precisavam ser presos, mesmo que num rabo-de-cavalo. Se bem que Make básica para dançarina de Tribal é um tanto... Relativo (rsrs).

Às 16:30h partimos rumo ao Marco Zero e nos espalhamos, infiltradas na multidão. Foi divertido assistir Ricardo (meu companheiro, noivo e pau pra toda obra) muito entretido tentando achar os “Wallys” no meio dos transeuntes. Confesso que o que adoro em Flash Mobs é o elemento surpresa, então fiquei muito satisfeita quando vi a dificuldade dele em distinguir as bailarinas no meio do povo.

Às 17:10h começamos a intervenção. Dançamos por quase 20 min e paramos porque... Bem... Não sei porquê. Se me deixasse, dançaria a noite toda. Ao terminarmos, alegria, festa e fotos. Um sábado feliz onde fizemos o que amamos fazer da forma mais libertadora possível. Sem as amarras de tempo ou limite de integrantes típicos dos eventos que conhecemos e já estamos acostumadas. Nem todas puderam comparecer e fizeram muita falta. Mas haverão diversas outras oportunidades.

Link para o vídeo do Flash Mob Recife 2015

Aprendendo
Uma das coisas mais emocionantes para um professor é poder ver o resultado de seu trabalho. Não há nada que compense ou substitua a sensação de que você está fazendo a coisa certa. Após três meses de aula, observo o crescimento de cada uma de minhas alunas. Os medos e as amarras se transformando em interesse e comprometimento. Na última aula, em um momento, eu observei todos aqueles corpos dançando em uníssono e me veio uma emoção indescritível.
A conscientização de que cada corpo é único e que, portanto, não podemos esperar fazer um determinado movimento exatamente igual à outra pessoa, é muito importante para o desenvolvimento de quem está aprendendo. Tenho alunas que, por não fazer o movimento exatamente igual a mim ou a outra colega, acham que nunca conseguirão aprender, quando, na verdade, já estavam fazendo o movimento de forma correta.

Então, se você é uma aluna e está lendo esse texto, saiba que se, por exemplo, o shimmy não estiver saindo igual ao da professora, não quer dizer que você está errada. Observe seu corpo, ele possui limites que diferem de pessoa para pessoa. Importante alertar que, ao tentar alongar demais ou fazer um movimento maior do que o seu corpo permite, pode lhe ocasionar lesões musculares. Respeite esses limites e tudo fluirá.

Multiplicando
Em agosto recebi um convite muito especial da bailarina, coreógrafa e produtora Alinne Madelon de Fortaleza (CE). A missão era simples, com um significado especial: semear o ATS em Fortaleza. Com uma felicidade que não cabia em mim, aceitei. São 4 encontros com 6h de duração cada. O primeiro aconteceu em outubro, dia 18, e foi INCRÍVEL!

Encontrei rostos curiosos e ávidos por conhecimento. Uma das inscritas precisou viajar horas para ir de Juazeiro do Norte até Fortaleza e me surpreendi com sua perseverança. Todas receberam um kit com material didático contendo informações extras e assuntos pertinentes sobre ATS® para aproveitar da melhor forma o curso.

Iniciamos nos apresentando, conhecendo um pouco umas às outras. Muitos dos passos vistos não eram estranhos para a maioria, que já vêm tendo aulas regulares de tribal Fusion com a Alinne. Mas as particularidades do ATS® eram novas para todas. Notei que boa parte das inscritas ficou fascinada pelo fato da Improvisação Coordenada ser o grande trunfo do estilo. As dúvidas quanto a isso foram se dissipando à cada senha passada e a razão pela qual ela existia.

Após aula teórica, pausas periódicas para anotações e boas risadas, a aula encerrou com flores. “Mulheres com mãos erguidas segurando flores”. Já mencionei o quanto amo esse significado? O quanto ele significa, sem a necessidade de palavras, para essa arte? Amo, e sempre que puder terminarei minhas aulas com flores.
Flores para todos e todas que leram até aqui. Disciplina, foco e perseverança sempre.

Eita, quase ia me esquecendo... Kae está vindo!!!!!!

Tamyris Farias - Coluna Sementes & Frutos
Biografia completa - AQUI

1 de dezembro de 2015

MAPEANDO O ATS(r) NO BRASIL - SÃO PAULO


Neste post saberemos um pouco mais sobre Rebeca Piñeiro e Pashmina Tribal.


Nossa coluna super especial trará em cada post a história de trupes e bailarinas. Aqui você terá um espaço permanente para publicar sua  experiência no ATS® e quem não conhece o estilo poderá se familiarizar com todos que compõem esse cenário. Posso adiantar que o material está incrível, muito emocionante saber mais sobre nossa enorme Tribo de ATS®.

Vamos as estrelas do dia:


Pashmina, direção Rebeca Piñeiro marcando presença no cenário nacional.







 

MAPEANDO O ATS(r) NO BRASIL - SÃO PAULO

Neste post saberemos um pouco mais sobre Carla Brasil e o Imadamah.

Nossa coluna super especial trará em cada post a história de trupes e bailarinas. Aqui você terá um espaço permanente para publicar sua  experiência no ATS® e quem não conhece o estilo poderá se familiarizar com todos que compõem esse cenário. Posso adiantar que o material está incrível, muito emocionante saber mais sobre nossa enorme Tribo de ATS®.

Vamos as estrelas do dia:


"Depois de duas experiências, que ao todo somaram quase 4 anos com grupos, o primeiro foi no Ulan Daban - dirigido por Rebeca Piñeiro - e o segundo - Trupe Tribal Gaia fundado e dirigido em conjunto por mim e Renata Camargo - decidi me recolher de grupos por um tempo. Fiquei de Novembro de 2013 (que foi a última dança que fiz em grupo como Trupe Tribal Gaia) a Novembro de 2014 (quando iniciamos os primeiros ensaios com o Imadamah - ATS®) em “stand by” de grupos. Neste ano estudei bastante, pesquisei muito, fortaleci meu trabalho pessoal com a Dança Tribal, dando aulas tanto de ATS®, quanto de Dança Tribal Ritualística Performática, que também nasceu com este nome ao longo deste período. E neste tempo surgiram novas oportunidade e realizações na minha vida, como uma iniciação como Terapeuta Moon-Mother que fiz em Benção do Ventre/Útero, a abertura dos Trabalhos com Sagrada Sabedoria Feminina, a decisão de abrir um espaço físico - o Espaço Ayni&Imadamah - para estes trabalhos terapêuticos, trazendo o conceito de Dança-Saúde-Medicina principalmente com mulheres, e por fim o convite da Rede Globo para divulgar meu trabalho no programa Bem-Estar


Foi justamente quando veio o convite da Globo, que decidi que era hora de voltar com um grupo formado, nomear o que era o quê, quem era quem, até para nos apresentar para o Brasil todo. Somos hoje em três integrantes oficiais, eu, Marília Lins (nos conhecemos no meio tribal, dançamos juntas no Ulan Daban, somos amigas há quase 7 anos, e desde meu convite à ela para participar da Trupe Tribal Gaia, há 2 anos atrás, trabalhamos juntas) e Julia Behring (uma estudante e grande amiga também). As duas são pessoas muito talentosas, irmãs de caminhada mesmo e além de termos uma relação profissional que funciona muito bem, somos grandes amigas, daquelas que sabem tudo da vida uma da outra! As duas além de fazerem parte do grupo, são também integrantes da equipe de profissionais do Espaço Imadamah: a Marília como professora de Tribal Fusion e Dança Kundalini-Shakti e a Julia como colaboradora geral. E tem também no grupo uma "integrante peregrina", a Isabelle Mokrob, que faz "aulas-ensaios" conosco e vem se comprometendo de maneira muito profissional e dedicada ao grupo. Ela é alemã, morando e trabalhando aqui no Brasil, tem participado de apresentações conosco e vem fazendo parte da família de "irmãs-Imadamah".
A Imadamah – Sagrada Sabedoria Feminina, significa “Mãe-Terra” em hebraico, onde Ima = Mãe e Adamá = Terra. E com este trabalho que vem para resgatar, vivenciar, compartilhar e fortalecer o universo da mulher e do conhecimento ancestral da sabedoria feminina, a Dança Tribal é a raiz deste trabalho, onde tudo começou. E faz parte de nossa missão enquanto grupo de mulheres dançando juntas, com uma linguagem universal como a do ATS, que traz a força da tribo e da conexão feminina, celebrar e compartilhar esta arte também como uma forma de auto-conhecimento, saúde e bem-estar. Então dentro deste movimento, existe o grupo Imadamah - ATS®, que como já diz o nome, é puramente desse estilo.

E existe também o Imadamah - Danças Ritualísticas, que é por enquanto, um grupo de pesquisas e estudos de Dança Tribal em sua abrangência de possibilidades fusionadas com danças devocionais de templos, trabalhos de expansão da consciência utilizando a dança enquanto ferramenta para o mesmo, pesquisas de teatro e performance e outras possibilidades mais que possam vir a surgir. Neste primeiro momento este projeto conta com 3 integrantes, eu, Marília Lins e Tainá Maitri, todas integrantes da equipe de professores de dança do Espaço. Este grupo nasceu exatamente 1 ano depois do nascimento do Imadamah- ATS® e sua oficialização foi no show que a Imadamah produziu neste mês de Novembro com o grupo "Quatro Cântaros" de músicas devocionais às mães sagradas. O show se chama Mataji: as mães sagradas e suas danças de louvação, e tivemos a honra de nos somar ao grupo para interpretar algumas das suas músicas que compõem o show - Mataji: As mães sagradas. São sementes que vêm brotando dos maravilhosos encontros que vêm acontecendo aqui no espaço. Com certeza para 2016 muito mais vem aí! Aguardem! Lililililiiiii!


חַי Carla Brasil Nogueira Arouca Instrutora de ATS® e Dança Tribal Ritualística Performática, dançarina profissional, coreógrafa; pesquisadora do Estilo Tribal de Dança; terapeuta Moon-Mother; Doula na tradição                            http://www.facebook.com/carla.brasil.334                                                                                Diretora do Imadamah - ATS®; FCBD® Sister Studio                     https://www.facebook.com/Imadamah?fref=ts Empresária da loja Hippie&Chichttps://www.facebook.com/Hippienchic?fref=ts          55 11 98588-6588 TIM/ 55 11 97589-7422 VIVO