20 de julho de 2015

JAMILA SALIMPOUR, BIOGRAFIA I

Jamila Salimpour nasceu em 1926.

Começou a dar aulas de dança em Berkley, em 1967. Quando viu o que suas alunas estavam fazendo no Renaissance Faire ela decidiu formar uma trupe mais disciplinada. Isto era para ser chamado de "Bal Anat" (Dança da Deusa Mãe). 

A partir de sua experiência no Ringling Brothers Barnum  e Bailey Circus ela elaborou um programa de variedades - que ela mesma descreveu como "metade reais e metade invenção". 

Infelizmente, muitas pessoas viram isso como "a dança do ventre real". 
E assim o início de "Tribal" surgiu.

A filha de Jamila, Suhaila dançou pela primeira vez em público aos três anos. Ela é agora uma dançarina e professora (do estilo cabaret), bem conhecida.

Jamila Salimpour é o criadora da dança do ventre tribal na América. 
Ela também é a primeira a solidificar um formato de terminologia na dança do ventre, que ainda hoje é utilizada. Foi a primeira professora de dança do ventre a criar um formato específico de movimentos, com nomes individuais para cada etapa. Seu formato foi a inspiração e fundamento do que mais tarde ficou conhecido como American Tribal Style

Os nomes dos passo muitas vezes originadas de pessoas que Jamila havia assistido pessoalmente, fazendo esse movimento. Por exemplo, Jamila nomeou oitos para cima e para baixo, de Maya, porque ela viu Maya Medwar fazê-los em um clube em Los Angeles na década de 1950Seu formato é ensinado e aplicado aos movimentos dos bailarinos em todo o mundo. Jamila é uma figura influente na dança do ventre há mais de 50 anos.


Jamila é também mestre em snujs, tocando diferentes padrões únicos e difíceis, muitas vezes experimentando com upbeat. Seu premiado CD instrucional também é uma grande ferramenta para o aprendizado dos snujs, e é utilizados nas classes do formato Jamila e Suhaila.

Nas aulas de Jamila, ela ensina o seu próprio formato de movimentos específicos e padrões snujs que ela tem ensinado durante décadas. 

A aula começa com a reprodução dos toques de snujs e então se move para a prática de movimentos em um círculo ao redor da sala. 

Esteja preparado para usar snujs durante toda a classe. 

Cada classe é diferente e de valor inestimável para o desenvolvimento de dança e para as habilidades com os snujs, além de aprender a história dos movimentos de dança do ventre na América. 

Jamila verdadeiramente é a matriarca Americana de dança do ventre.

** Tradução livre - Carine Würch **

Olhem este trabalho maravilhoso de Fernanda Lira e Aerith Asgard:
 
http://aerithtribalfusion.blogspot.com.br/2015/07/timeline-jamila-salimpour.html

JOGANDO CONVERSA DENTRO - Lua Azul

LUA AZUL 

'No silêncio da noite, na luz da Lua, transformo meus sonhos em realidade'


A Lua exerce influência sobre tudo que é vivo ! Na astrologia a Lua simboliza o feminino sagrado. Representa as profundezas do inconsciente. É o princípio da reflexão, pois reflete a luz solar.

A influência da Lua Cheia nos mares e oceanos é inegável, tem poder sobre todos os líquidos. O nosso corpo é composto de 70% de água.
Influência na bioquímica da Terra.

Observar suas fases e harmonizar-se com seu fluxo, permite-nos aproveitar esta influência inteligentemente e ainda manipulá-la adequadamente.

A Lua Cheia representa o momento mais importante dentro dos esbbats.

Todas as energias aumentam suas vibrações, as percepções sensoriais ficam mais latentes, excelente momento para rituais, onde desejamos fertilidade em todos os sentidos.

A Lua Cheia aumenta a frequência vibratória do corpo sutil, tornando-nos mais energizadas, permitindo fluir mais energia interior e informações para o cérebro. Aumenta a sensibilidade psíquica, abrindo um portal entre os dois mundos, o denso e o sutil.

Ótima para assuntos que necessitem de "crescimento", solidificar relações amorosas e para se fazer novas amizades.

Desde os primórdios da humanidade, quando a Lua era venerada como Deusa, magias eram realizadas debaixo da sua luz prateada.

A cada dois anos e sete meses, sete vezes a cada dezenove anos e trinta e seis vezes num século, acontece um fenômeno chamado LUA AZUL !

Esse termo não se refere a coloração da Lua, mas a repetição da fase no mesmo mês,ou seja, a segunda Lua Cheia que ocorre em um mesmo mês do calendário gregoriano, ou a Lua Cheia do décimo terceiro ciclo de lunação, fechando o ano solar.

No próximo dia 31 de julho, teremos LUA AZUL, o ápice se dará na Lua Cheia de Aquário, signo do elemento AR.

Você não vai esperar a próxima Lua Azul que ocorrerá somente em janeiro de 2018, para ampliar seu poder de visão, insights, premonições... não é ?

É um momento poderoso e auspicioso para trabalhar o interior, a intuição e potencializar as habilidades psíquicas.

A  LUA AZUL detém o conhecimento da Deusa avó, no aspecto de velha mãe e contém, portanto, 3 vezes mais sabedoria e poder. Também estar associada com as 3 naturezas do ser: Mente, corpo e espirito, com a Deusa Tríplice.

Durante esse momento o PODER da Deusa é mais forte, grande senhora, mãe de todos os seres, representa um tempo de comunicação intensa ou mais clara entre nosso ser físico e nosso ser Divino.

Esta fase está associada a ABUNDÂNCIA e a REALIZAÇÃO dos mais difíceis desejos, devido a duplicidade de força magnética e poder espiritual.

Nesse dia raro e especial o véu entre os dois mundos fica mais tênue, permitindo o contato com outras dimensões, por isso é muito importante passar esse dia com boas vibrações, para  não atrair ou criar "companhias indesejáveis" no plano astral.

A LUA AZUL, também conhecida como Lua das Fadas e Lua Romântica,  é uma Lua de AMOR !

O fascínio por ser rara ilumina os corações, ajudando aqueles que estão solteiros a encontrarem sua metade.

Devemos olhá-la com atenção, pois os pedidos feitos durante esta lua são REALIZÁVEIS numa velocidade extraordinária, lembrando que esta Lua tem particularmente o dobro da potencia de uma Lua Cheia normal.

Assim sendo é preciso cuidado e boa intenção, para não se prejudicar com a Lei do Retorno.

Essa é uma oportunidade extraordinariamente rara de trabalhar todas as questões relativas ao AMOR que move os mundos: o amor próprio, o amor pelo outro, o amor universal...

Trabalhe também sua espiritualidade e poder pessoal através da energia da LUA AZUL.

Blessed Be !

Sandra Carvalho.
Estudiosa e pesquisadora das Religiões Antigas

*PS: Posteriormente postarei sugestões de algumas simpatias (sortilégios) para o Amor, que devem ser ritualizadas na Lua Azul, por qualquer uma de nós.

Fontes: D.J.Conway
           Cláudio Crow Quintino
           Mirella Faur
           Leo Artese
           Jean Shinoda Bolen
           Jamie Sams


Sandra Carvalho - Coluna Jogando Conversa Dentro

Breve Biografia - AQUI

19 de julho de 2015

MAPEANDO O ATS NO BRASIL - São Paulo

Neste post saberemos um pouco mais sobre a Trupe Mulheres de Punjab, Heli Luiza (da Trupe Gira Ballo) e Indiara Cafarchio (do Espaço Romany). 

Nossa coluna super especial trará em cada post a história de trupes e bailarinas. Aqui você terá um espaço permanente para publicar sua experiência no ATS(r) e quem não conhece o estilo poderá se familiarizar com todos que compõem esse cenário. Posso adiantar que o material está incrível, muito emocionante saber mais sobre nossa enorme Tribo de ATS(r).

Vamos as estrelas do dia:


Trupe Mulheres de Punjab
Um dia, um indiano perguntou: qual o objetivo de seu grupo?

Respondi: “As mulheres indianas têm suas vidas marcadas pela submissão e crueldade masculina.  São estupradas, humilhadas e constantemente submetidas a todo o tipo de violência em uma sociedade que não privilegia seus direitos como cidadãs. Em sinal de protesto, foi criado um grupo em uma região do estado de Punjab (Índia) de mulheres de faixas etárias diferentes mas com um objetivo em comum: sair às ruas com suas vestes coloridas utilizando cajados ou bastões, pedindo paz e justiça com sua dança. O nome do meu grupo é uma homenagem à essas mulheres. “Mulheres de Punjab – Índia”, diferentemente dos outros grupos de ATS e Tribal Fusion, também procura utilizar as mesmas vestimentas típicas; os cholis e as saias são coloridos assim como nossas bijuterias.

Em nossas performances, apresentamos o ATS puro mas trabalhamos especialmente com fusões, com o propósito de mostrar ao público idéias por vezes inovadoras e diferenciadas.” (Beth Fallahi)

Heli Luiza (membro da Trupe Gira Ballo)
"A dança sempre foi vista por mim como lazer, como um momento meu, e nunca me preocupei com técnica, na verdade não achava necessária. Quando conheci o ATS(r) e resolvi me aventurar nesse mundo, meio que "empurrada" por uma pessoa muito especial que hoje é minha professora, senti muita dificuldade, a danada da técnica não entrava, o corpo acostumado com o bellydance não aceitava a postura "majestosa" e forte do ATS. Mas com treino, e com as aulas, tendo alguém ali me corrigindo o tempo todo e me incentivando, hoje posso dizer que meu ATS(r), graças a minha amada e insistente professora, está se tornando cada dia mais orgânico, os passos fluem com mais facilidade. E descobri que posso sim dançar com técnica, e ainda assim me emocionar ao olhar minha amiga, parceira de dança nos olhos.

Dançar ao som vibrante dos snujs, deixando a energia fluir, transmitir a quem assiste o que sinto em minha alma... assim é que me sinto, assim é como me vejo, eu, minha parceira, nossos snujs, nossa oração, nosso ATS(r)." (Heli)


Indiara Cafarchio (Espaço Romany)

"É professora de dança cigana, atuando na área há 8 anos. Já fez aulas de dança do ventre, mas encontrou no ATS(r) a primeira vista um sentimento de nostalgia, como se aquela dança lhe fosse uma velha conhecida. O amor pela dança foi crescendo conforme as dificuldades foram vencidas e conheceu uma nova dançarina!

Pela dança cigana quase sempre suas apresentações foram solo, e o sentido de dançar em grupo e a união que o ATS(r) lhe mostrou, trouxe uma visão diferente de cada ser dentro do mundo da dança." (Indiara)








ATS(r) nas veias do pulsante!!!
Super xeros,
Maria Badulaques.

17 de julho de 2015

COLUNISTAS - Sementes & Frutos - Cíntia Vilanova

Biografia

Iniciei meus estudos em dança do ventre em 2003 seguindo com aulas e cursos curtos. Em 2011, entrei para um grupo de Fusão Tribal e passei a desenvolver tal estilo dentro da minha caminhada na dança do ventre. Atualmente, faço parte do grupo Tribo Mosaico, o qual está vinculado ao Projeto Práticas Corporais da UFSC, e tenho me aperfeiçoado praticando Iyengar Yoga e me formando em workshops com bailarinas nacionais e internacionais, bem como através de pesquisas das raízes teóricas das danças que uso para as fusões. Dentro do grupo, realizamos apresentações em festivais locais e regionais, desenvolvemos espetáculo próprio e eventos culturais. Nesse ano de 2015, me formei em ATS® - American Tribal Style®, concluindo o Teacher Trainning (TT) com Carolena Nericcio e Megah Gavin no Festival Campo das Tribos VII realizado em São Paulo/SP.

Sou Bacharel em Ecologia e Mestre em Agroecossistemas, temas que também trabalho e desenvolvo na minha vida pessoal e profissional.

Contatos:
Celular: 48 8801-2816 (tim/whatsapp) e 9137-5885 (vivo)
Instagram: @cintiacvilanova
Facebook: Cintia Vilanova (fb.com/cintiacvilanova)


Professora de ATS® e Fusão Tribal

Turmas regulares nos ciclos I e II do ATS®.
Após a formação de professora de ATS®, direcionei todos os meus trabalhos para o estilo, ministrando aulas e oficinas do tema.

Ministrei aulas de Fusão Tribal nos anos de 2013, em parceria com Julieta Furtado; 2014 e início de 2015 trilhei minha caminhada sozinha como professora em espaços culturais, escola de yoga e escolas de dança.

Oficinas Ministradas:

2015
Maio – Oficina prática de ATS®
            Carga horária: 2h
            Kaylash Yoga . Florianópolis . SC;


Abril – SNUJS: toques e movimentos rápidos do tribal
            Carga horária: 2h 30 min
            Kaylash Yoga . Florianópolis . SC;

2014
Julho – Fusão Tribal: base, alcance e equilíbrio
            Carga horária: 1h 30 min
            Aldeia Índigo . Florianópolis . SC;

Março – Fusão Tribal: corpo arte corpo movimento “minha dança a partir de meu próprio corpo”. Realização Tribo Mosaico
Carga horária: 2h
            Espaço Móbilis . Florianópolis . SC

Maio/Junho – Conversa Prática sobre ATS® (American Tribal Style®)
            Carga horária: 2h
            Festival Práticas Corporais . CDS/UFSC . Florianópolis . SC

2013
Junho – Preparação Corporal e Introdução à Fusão Tribal
Festival Práticas Corporais . CDS/UFSC . Florianópolis . SC

Abril – Oficina de Fusão Tribal de Ritmos Populares
            Hotel SESC Cacupé . Florianópolis . SC

2012
Junho – Preparação Corporal e Introdução à Fusão Tribal
Festival Práticas Corporais . CDS/UFSC . Florianópolis . SC


Formação em ATS® e Aperfeiçoamento artístico

2015
Abril
Festival Campo das Tribos VII, São Paulo, SP
Carga horária: 30h;
Temas: ATS® (American Tribal Style®) - General Skilss (Clássico e Moderno) + Teacher Trainning (TT)
Ministrantes: Carolena Nericcio e Megah Gavin (Studio FCBD®)

Maio
III Mosaico Cultural, Florianópolis, SC;
Carga horária: 12h;
Tema: ATS® (American Tribal Style®)
Ministrante: Rebeca Piñeiro (Sister Studio FCBD® e Campo das Tribos)


2014
Dezembro
II Mosaico Cultural, Florianópolis, SC;
Carga horária: 4h;
Temas: Bases para o ATS (American Tribal Style)
Ministrante: Rebeca Piñeiro (Sister Studio FCBD® e Campo das Tribos)

Maio
Festival Campo das Tribos VI, São Paulo, SP;
Carga horária: 11h;
Temas: ATS (American Tribal Style) – “construindo o básico”; “o nome do jogo é: o quão devagar você consegue ir?”; “rápido e sem fúria”;
Ministrante: Kristine Adams (FCBD®)

Mini-curso “Dança e Folclore Espanhol – perspectivas metodológicas, Festival Práticas Corporais, Florianópolis, SC;
Carga Horária: 11h
Ministrante: África Calvo Lluch

Março a Julho
Flamenco – aulas regulares
            Florianópolis, SC
Professora Chari Gonzales


2013
Abril
Curso de Dança Cigana Egípcia Ghawazee, Florianópolis, SC;
            Carga horária: 3h;
Ministrante: Gina Vitola

Maio
Festival Campo das Tribos V, São Paulo, SP;
carga horária: 9h;
Tema: Fusão Tribal
Ministrantes: Bela Saffe, Cibelle Souza, Gabriela Miranda, Mariana Quadros, Bia Vasconcelos

Minicurso Danças Circulares no Contexto Escolar
            Carga horária: 6h;
            Ministrante: Maria do Carmo de Souza Ribeiro

Junho
Workshop Clássico e Folclores Egípcios
            Carga horária: 4h;
            Ministrante: Anthar Lacerda

Agosto
Workshop Tribal Fusion – Novidades do Festival Tribal Massive 2013 (USA)
            Carga horária: 3h;
            Ministrante: Joline Andrade

Workshop Dança Ciganas pelo Mundo
            Carga horária: 7h;
            Ministrantes: Sayonara Linhares e Lucia Acosta

Setembro
Minicurso Fusão de Danças. Módulo I: Introdução ao ATS.
            Carga horária: 7h;
            Ministrante Emine Di Cosmo

Minicurso Fusão de Danças. Módulo II: ATS e Fusão Tribal
            Carga horária: 8h
            Ministrantes: Aline Muhana e Paula Bráz

Outubro
Vivência A Dança e o Universo Feminino. Mandala de Tara. Gênero e Dança. Dançaterapia
            Carga horária: 8h;
            Ministrantes: Andressa Campos, Maria do Carmo Saraiva e Sarah Massignam

Novembro
A Teatralidade como parte da dança. Dança Butoh: o corpo como matriz poética para a dança.
            Carga horária: 8h;
            Ministrante: Éden Peretta

2010
Julho
Festival Práticas Corporais: encontros e experiências na arte de viver.
            Oficinas: Dança do Ventre: deslocamentos; Dança Afro; Danças Folclóricas Árabes; Tribal Fusion: o que é e como se dança; Véu e a Dança do Ventre: a arte de brincar com o elemento ar; Dança do Ventre e técnicas de quadril;

Dezembro
Festival Práticas Corporais: a arte e a sabedoria de se movimentar;

2003 - 2007
. Formação em Dança do ventre, Rio Claro (SP)
Professora: Juliana Uheda


. Atuação como bailarina

2014
            . Maratona Cultural de Florianópolis . Florianópolis, SC;
            . Feira Cultural Aldeia Índigo, Florianópolis, SC

2013
            . Espetáculo “Dança à Vida” . Florianópolis, SC;
Projeto Práticas Corporais do CDS/UFSC;
- produção, criação, direção e bailarina
                       
            . Maratona Cultural de Florianópolis . Florianópolis, SC;
            . Encontro Catarinense de Danças . Florianópolis, SC;
                        Coreografia Premiada duas vezes com o Primeiro Lugar da Categoria e Destaque em pesquisa;
            . 1ª Mostra de Danças “Olho de Hórus” . Florianópolis, SC;

2012
            . Mostra CEFID-UDESC . Florianópolis, SC;
            . FENUDI . Itajaí, SC;
            . Premio Desterro . Florianópolis, SC;
            . Campanha do Agasalho RBS . Florianópolis, SC;
            . Espetáculo “Brasilidade” . Projeto TAC 7:30h . Florianópolis, SC;
            . Espetáculo “Brasilidades” . Bienal da Dança . Florianópolis, SC;

2011
            . Prêmio Desterro . Florianópolis, SC;
            . Campanha do Agasalho RBS – 2011, Florianópolis, SC;
            . Mostra Comemoração ao Aniversário de 6 anos do Centro de Eventos da UFSC, Florianópolis, SC;
            . Dia da Dança na UFSC . Florianópolis, SC;

            . Espetáculo Sínteses – Adriana Cunha . Florianópolis, SC;

MAPEANDO O ATS NO BR

Com muita alegria apresento nossa nova coluna!

Eba, tam nam nam!!!

O objetivo é nos reconhecermos, perceber todas mudanças maravilhosas no ATS(r) nacional, pós Carolena e Megha nos visitarem.

Aqui você si verá, assim como suas irmãs tribais, acompanharemos o surgimento de novas trupes, o amadurecimento das precursoras, o progresso das dançarinas e assim sendo do próprio estilo. Recebemos muito material, contribuições sensacionais de todas vocês e estaremos dando total publicidade.

Lendo e vendo as fotos bate aquela emoção gostosa no pulsante, puro contentamento. Afinal, o estilo pulverizou pelo país, hoje temos dançarinas levando o ATS(r) para Feira de Santana, Floripa, Porto Alegre, Recife,... além das lindas carinhas novas brotando em Sampa, Rio, Minas... o céu é o limite.

 Putz, uma explosão de sangue novo.

Se você ainda não mandou sua matéria (fala um pouco de você e sua experiência com o ATS) e foto (com o dress code), escreva-nos: pilaresdotribal@gmail.com ou me chama no face para uma conversinha :)

Xeros no pulsante!
Maria Badulaques


14 de julho de 2015

CONTAGEM REGRESSIVA 2014-2015

Idealizadora: Maria Carvalho 

Postagens diárias feitas por Carine WürchNatália Espinosa e Maria Carvalho.


Pesquisa, Tradução e Compilação de Material feito exclusivamente 
pelo blog PILARES DO TRIBAL (todos os direitos reservados) 
Copyright © 




31ª Semana | 32ª Semana | 33ª Semana | 34ª Semana | 35ª Semana|

      41ª Semana | 42ª Semana | 43ª Semana | 44ª Semana | 45ª Semana |



      "Não subo no palco sozinha. 
      Aqui eu represento muitas. 
      Minhas antecessoras, 
      minhas matriarcas, 
      minhas companheiras de caminhada. 
      Sou UMA. Sou TODAS."  (Carine Würch)

      Textos:
      Nascimento do Bal Anat
      Timeline


      Pesquisa, Tradução e Compilação de Material feito exclusivamente pelo blog PILARES DO TRIBAL (todos os direitos reservados) Copyright ©