29 de junho de 2014

291 - BAL ANAT {vídeo}

291 por Natalia Espinosa - SEMANA 04 

Hoje vamos ver uma outra história de Jamila que amo: A história de como John Compton entrou no Bal Anat

Para quem não sabe, John Compton foi diretor e coreógrafo do grupo Hahbi'Ru, que segundo muitos bailarinos é o único grupo comparável ao Bal Anat. E foi justamente no Bal Anat que ele começou, e foi Jamila sua primeira professora.

John Compton assistiu o Bal Anat na Renaissance Pleasure Faire e desejava de todo coração estudar com Jamila Salimpour. Mas não foi fácil para John entrar nas aulas de Jamila, pois ela só ensinava para mulheres. Segundo Suhaila (em seu blog), John não se deu por vencido: ficava sentado do lado de fora da sala de aula, ouvindo as músicas e tentando captar qualquer pedaço da aula que conseguisse. Até que um dia Jamila abriu a porta e disse: "Tá legal, entra!!" - John Compton foi o primeiro aluno homem de Jamila, e abriu as portas para que outros homens pudessem também estudar com ela.

Até o fim de sua vida, John Compton usou uma fivela que ganhou de Jamila quando começou a se apresentar. Um lindo gesto de gratidão e respeito. Infelizmente só podemos ver John agora por vídeos, pois ele faleceu em 2012. A comunidade sentiu muito essa perda.


Essa história é fantástica porque passa por um tema que até hoje gera polêmica: homens na dança do ventre e no tribal. E os homens desenvolvem trabalhos maravilhosos com a dança do ventre e o tribal, como John Compton ilustra magnificamente.

Vídeo de John Compton dançando no Bal Anat:

Postar um comentário