15 de dezembro de 2014

122 - DEBBY GOLDMAN {AMOURA LATIF}

122 por Carine Würch - SEMANA 29

Uma parte do discurso de Jamila, na Conferência Internacional Sobre a Dança do Oriente Médio:

Uma ex-aluna, Debbie Goldman, escreveu-me de Israel:

"Gostaria que você soubesse, que o meu método de ensino básico, minha técnica ABC, é baseada em seu método. Alguns dos movimentos, obviamente, foram traduzidos para o hebraico. Todos os meus alunos, e, em geral, os dançarinos em Israel, sabem o que significa: ¾ shimmy, e é melhor que saibam a diferença entre um para cima e um para baixo! Maya tornou-se uma palavra familiar. E também muito popular! Muitas vezes as alunas me ligam dizendo que não conseguem entender os passos, mas em seguida, lhes digo porque são chamados: Maya, Basic Egyptian, 5-step, the Arabic family, etc… A ênfase que você coloca na postura correta, no prolongamento da coluna lombar e contrsção dos músculos do estômago ... 

Temos duas tendências no momento. Um: os estúdios e os alunos sérios e comprometidos, que estão estudando e melhorando e alguns já começam a se apresentar, e dois são os dançarinos profissionais e grupos de meninas de origens orientais que pensam, por elas serem do Marrocos, ou Iraque, o qualuqer país oriental, que elas não têm nada para aprender. Então, compram seus figurinos e começam a dançar. Na dança étnica, sempre houve uma divisão entre a dança folclórica do povo, e o estilo profissional mais sofisticado, e o dançarino profissional sempre foi altamente treinado."
FONTE:
** Tradução livre - Carine Würch **

11 de dezembro de 2014

126 - REYNA ALCALA

126 por Carine Würch - SEMANA 28




"Começando aproximadamente o mesmo tempo que eu fiz, um dançarino pelo nome de Rayna trabalhou no Bagdad. Ela tinha cabelos longos e castanhos, brilhante até a cintura. Ela era muito bonita e um grande dançarina, também." Por Habiba Nawal - aluna de Bert Balladine






FONTE:
http://www.gildedserpent.com/art43/nawalnorthbeach.htm
** Tradução Livre - Carine Würch **

10 de dezembro de 2014

127 - REYNA ALCALA

127 por Carine Würch - SEMANA 28

Reyna Alcala, dançarina, coreógrafa, professora, foi apresentada a dança do Oriente Médio (dança do ventre), enquanto ela estava no colégio, por Jamila Salimpour, e também participou do seu grupo de dança, o Bal AnatEla também estudou Flamenco com cigana espanhola Rosa Montoya, bem como com vários professores de dança na Espanha. 
Sua capacidade de melhorar uma forma de uma dança com seu conhecimento sobre a outra, a distingue no mundo da Dança Oriental. Reyna tem o orgulho de ter sido um membro do lendário Ibrahim Farrah Near East Dance Company, com quem ela se apresentou no Carnegie Hall, Avery Fisher Hall, Warren Theater e no Teatro Merkin. 

Seu domínio das duas formas de dança: Dança Oriental e o Flamenco / Dança Espanhola é evidente no revival do Man of La Mancha no The Paper Mill Playhouse. A beleza e expressividade dos movimentos de mãos e braços tem hipnotizado todo seu público. Além de dançar em palcos extraordináorios, Reyna Alcala dançou no teatro ao longo de sua carreira, uma experiência que tem aproveitado, pois usa sua capacidade bem afinada, de responder com toda a força do seu poder físico, as sutilezas e nuances da música árabe. Dançou em ambas as casas noturnas Bagdad e Casbah na Broadway, em Sao Francisco, CA e foi capa do álbum gravado "Bagdad Cabaret". Importante dizer que os estudos e performances de Reyna se estendem além das fronteiras dos Estados Unidos: México, Espanha, Grécia, Turquia e Egito.

"Reyna Alcala é uma dançarina única, no mundo global da dança, hoje em dia. Ela é uma dançarina oriental, que também é tecnicamente proficiente em Flamenco / Dança Espanhola. Uma combinação perfeita para aqueles interessados na fusão dessas duas culturas importantes ". Mariano Parra, principal expoente de Flamenco na America.



Fonte:
** Tradução livre - Carine Würch **


9 de dezembro de 2014

128 - REYNA ALCALA

128 por Carine Würch - SEMANA 28


"Reyna era italiana e tinha cabelos pretos, que iam até os tornozelos. Ela era uma dançarina no clube, e talvez tenha estudado com Jamila em algum momento. 

Seus melhores momentos eram no Casbah, onde ela começava a jogar charme para algum cara na platéia, com olhares e expressões. Quando ela sentia que tinha fisgado, fazia caretas, olhar de peixe ou alguma coisa grotesca, olhando muito estranho para espantá-lo. Ela adorava fazer estes joguinhos. 

Uma vez, quando ela foi pegar as gorgetas, entrou no banheiro masculino, pela brincadeira. (Ela sabia que ninguém estava lá.) Tocamos "Zalati Zane" uma noite e lembro, que no refrão, onde toda a gente dizia "Hey!", Ela ficava de frente do palco e fazia uma pose de levantamento de pes, e falava "HEY!" com uma voz profunda."

Por Mark Bell - Músico


FONTE:
** Tradução Livre - Carine Würch **

8 de dezembro de 2014

MALIA DE FELICE

129 - REYNA ALCALA

129 por Carine Würch - SEMANA 28


Reyna Alcala, dançarina, coreógrafa, professora, foi apresentada a dança do Oriente Médio (dança do ventre), enquanto ela estava no colégio, por Jamila Salimpour, e também participou do seu grupo de dança, o Bal Anat

Ela também estudou Flamenco com cigana espanhola Rosa Montoya, bem como com vários professores de dança na Espanha. Sua capacidade de melhorar uma forma de uma dança com seu conhecimento sobre a outra, a distingue no mundo da Dança Oriental. 






Reyna tem o orgulho de ter sido um membro do lendário Ibrahim Farrah Near East Dance Company, com quem ela se apresentou no Carnegie Hall, Avery Fisher Hall, Warren Theater e no Teatro Merkin. 






FONTE:
** Tradução livre - Carine Würch **

6 de dezembro de 2014

131 - KAHRAMAN

131 por Maria Carvalho - SEMANA 27

Noooossa, como é difícil encontrar material sobre algumas alunas de Jamila, não sei se abriu um buraco e lá se encontra toda fonte histórica ou se realmente o papel dessas bailarinas foi infinitamente pequeno, estou tendenciosa a crer na segunda hipótese.

Anyway, falemos um pouco (literalmenteee) de Kahraman. Numa entrevista de Aziza! contando de seu início na Taverna Athena, ela mencionava que ia frequentemente assistir Galya que já flutuava por lá, mas havia novatas também e uma delas era Kahraman. Aluna de Jamila que já dançava no clube e namorava o proprietário (iiiiiih).

Ufa, outra frase sobre a bailarina "ela casou com outro grego que a obrigava a dançar em público"... e assim foi a história desta aluna de Jamila que deve ter se libertado da opressão e foi viver sua vida longe dos holofotes.

Esse negócio de juntar trabalho e vida pessoal sempre terminal mal!

Vou continuar pesquisando, se achar algo... falamos mais, próximo....

Xeros e vamo que vamo

FONTE:

"Havia apenas uma dançarina por noite, e geralmente ela mesma, dançava quatro ou cinco noites por semana, deixando uma ou duas noites para uma outra menina que estava tentando conseguir um ponto de apoio. Galya estava trabalhando lá quando comecei a frequentar para assistir, e depois houve (entre outras) uma dançarina chamada Kahraman (outra aluna de Jamila), um doce de uma garota, que os gregos chamavam de "Chocolata". Ela saiu com o proprietário por um tempo e depois se casou com outro grego, que a obrigou a para dançar em público."