229 por Carine Würch - SEMANA 13
Falando do Brasil? Não, na verdade contando os motivos pelos quais Rhea decidiu deixar seu país para morar na Grécia.
O que faz uma pessoa deixar sua pátria, seus amigos, seu convívio e sua história para uma experiência em outro país?
Nossa hippie bellydancer chegou num encruzilhada. Com o aumento da violência em Los Angeles, o publico noturno da cidade diminuiu as saídas, diminuindo o trabalhos nos clubes. Ela já estava com 35 anos e decidiu mudar a vida completamente! A história de como tudo isto aconteceu está numa entrevista, que postaremos em breve no Nossa Tribo & Nossa Dança.
E o seu nome???
Jamila Salimpour, minha professora de dança, me deu o nome de "Rhea" em 1968. Naquela época, ela estava colocando particular ênfase no fato de que a Dança Oriental evoluiu desde a pré-história, tempos matriarcais. Ela explicou que as deusas eram adorados naqueles tempos. Rhea era o nome de uma antiga deusa-mãe. Rhea era a esposa de Chronos (O Pai do Tempo) e mãe de Zeus. É instrutivo entender que em tempos mais antigos, o próprio tempo não foi encarado de forma linear, mas circular. Junto com a religião patriarcal veio uma compreensão do tempo linear e da morte.
A principal razão de eu ter mantido o nome é que quando Jamila me deu o nome, eu imediatamente após, fiquei grávida após sete anos de esterilidade. Eu achava que era Kismet. Nos anos 60, estávamos todos em vivendo os nossos sonhos, e meu nome na dança e a dança em si, abriu novos sonhos para mim que antes eu não tinha ousado sonhar!
Minhas filhas, Piper, (a mais velha) e Melinda, dançam desde que Piper tinha sete anos (quando comecei a ter aulas) e Melinda tinha apenas dois anos.
Elas fizeram parte de várias companhias de dança que eu dirigidas, e elas viajaram comigo a partir da idade de sete até quatorze anos. O pai de Melinda estava com um circo familiar, San Francisco Mime Troupe e Melinda aprendeu acrobacia, malabarismo, equilibrar-se sobre os ombros de pessoas e outros atos de circo.
Ela era uma performer regular com o circo desde muito cedo e ainda se apresenta com sua madrasta em um circo itinerante como dançarina do ventre, que foram insultadas pelos primeiros puritanos que tentaram afugentar os bailarinos "Hootchy-Kootchy" (apelativas) no Chicago World's Fair.
Melinda começou a dançar comigo na minha trupe com a idade de dois anos e costumava dançar comigo todas as noites nos trabalhos em tavernas de família e tavernas turísticas em Atenas desde os nove anos, sob os olhos atentos e benignos e dos espíritos que também assistem sobre a Acrópole.
Piper passou a atuar em hotéis de luxo fora de Atenas, com apenas quinze anos de idade. Nós sempre fomos respeitadas e tratadas muito bem.
Elas fizeram parte de várias companhias de dança que eu dirigidas, e elas viajaram comigo a partir da idade de sete até quatorze anos. O pai de Melinda estava com um circo familiar, San Francisco Mime Troupe e Melinda aprendeu acrobacia, malabarismo, equilibrar-se sobre os ombros de pessoas e outros atos de circo.
Ela era uma performer regular com o circo desde muito cedo e ainda se apresenta com sua madrasta em um circo itinerante como dançarina do ventre, que foram insultadas pelos primeiros puritanos que tentaram afugentar os bailarinos "Hootchy-Kootchy" (apelativas) no Chicago World's Fair.
Melinda começou a dançar comigo na minha trupe com a idade de dois anos e costumava dançar comigo todas as noites nos trabalhos em tavernas de família e tavernas turísticas em Atenas desde os nove anos, sob os olhos atentos e benignos e dos espíritos que também assistem sobre a Acrópole.
Piper passou a atuar em hotéis de luxo fora de Atenas, com apenas quinze anos de idade. Nós sempre fomos respeitadas e tratadas muito bem.
Nós éramos as únicas dançarinas orientais treinadas em toda a Grécia.
Texto 1
Texto 2 http://www.gildedserpent.com/articles5/rheaintervbyphaedra.htm
** Traduções livre de Carine Würch **
** Traduções livre de Carine Würch **
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