5 de maio de 2015

HISTÓRIA DO ESTILO TRIBAL AMERICANO - PARTE I

UMA HISTÓRIA DO ESTILO TRIBAL AMERICANO

Texto extraído do Blog Tribal Mind
*por Rina Orellana Rall, principal dançarina FCBD 1988-1998
Tradutora: Suzana Guerra | Revisão: Aline Oliveira

Dança do Ventre de Estilo Tribal Americano é claramente uma nova forma de dança com suas origens na dança do Oriente Médio tradicional. 

Os componentes desta história incluem as dançarinas ciganas que inspiraram os Orientalistas do século dezenove e a introdução da dança nos Estados Unidos na Feira Mundial de Chicago em 1893

A dança cigana então se transformou num estilo de dança de cabaré urbano para agradar um público antigo no Egito. 

Também incluídas nesta história estão as professoras dos últimos cinqüenta anos que são a linhagem direta do que atualmente é conhecido como Estilo Tribal Americano
-Jamila Salimpour, diretora de Bal-Anat
-Masha Archer, diretora da Trupe de Dança Clássica de São Francisco
-Carolena Nericcio, diretora da FatChance BellyDance



"A Dança do Ventre na era moderna sempre se modificou para satisfazer as expectativas de seus expectadores, é o que liga as dançarinas ciganas do século 19 do Oriente Médio com as dançarinas americanas modernas do século 20." (Rina Orellana Rall)


Breve Avaliação da Dança do Ventre e Definição de Estilo Tribal Americano

Quando uma dança particular é tirada de seu contexto cultural e colocada em um palco, ela muda. Ela muda de modo que satisfaça seu novo público e suas expectativas. 

A Dança do Ventre como entretenimento secular do Oriente Médio, no entanto, sempre se adaptou e mudou para ajustar-se às expectativas de seus expectadores. O ímpeto para a adaptabilidade é um assunto econômico. É encorajar os expectadores a darem mais dinheiro às dançarinas. Isto é verdade para as dançarinas ciganas que a originaram, verdade para as dançarinas de cabaré árabes que a transformaram, e verdade para as dançarinas norte americanas que a adotaram. 

Meu foco aqui é estudar a Dança do Ventre de Estilo Tribal Americano que tem suas raízes nas danças ciganas do Oriente Médio, mas carrega o toque moderno de sensibilidades artísticas norte americanas.

(texto com mais partes)


Texto Original - Aqui


Texto extraído do Blog Tribal Mind
*por Rina Orellana Rall, principal dançarina FCBD 1988-1998
Tradutora: Suzana Guerra | Revisão: Aline Oliveira

Nenhum comentário: