21 de julho de 2015

SEMENTES & FRUTOS - Florianópolis - SC

#atsfloripa. 
A recente história do ATS® em Florianópolis, porém já muito rica 
Por Cintia Vilanova (colunista)
“Introdução ao ATS®” ministrado por Emine Di Cosmo em 2013.
Pra falarmos de Trupes de ATS® em Florianópolis, não podemos deixar de contar sobre o surgimento do estilo aqui e daí, da sua influência nos trabalhos de danças orientais na cidade. Podemos afirmar que não existem trupes manezinhas exclusivamente de ATS®, mas o estilo tem aparecido e muito nos grupos que se propõem ao estudo teórico e prático do Tribal como um todo. Assim, os trabalhos que vemos por aqui são realmente ricos, cheios de diversidade artística e muito lindos.

Introdução ao ATS®” 
ministrado por Aline Muhana em 2013.
Bom, no ano de 2013, o Projeto Práticas Corporais, do CDS/UFSC, realizou o MovimentArte – ciclo de vivências em cultura corporal/ movimento e arte, o qual possibilitou a vinda de belas bailarinas para a introdução do ATS® em Floripa.

Primeiramente, tivemos a Emine, uma referência no ATS® argentino. Ela nos proporcionou 6 horas de estudo num delicioso sábado abrindo a primavera na Ilha. Em seguida, recebemos carinhosamente Aline Muhana, do Rio de Janeiro, com mais estudos do estilo. 

Ambas são consideradas as iniciadoras do ATS® na Ilha de Santa Catarina. Foi nesse momento, que conhecemos melhor o que é o ATS® e toda sua influência na Fusão Tribal. Falando nisso, só para constar, a lindona da Paula Braz também veio, pelo mesmo projeto, nos trazendo muito da Fusão Tribal.
Turma de estudo com Aline Muhana e 
Paula Braz após dia de ATS® e Fusão Tribal

A partir disso, as bailarinas passaram a buscar o conhecimento por conta própria e em workshops em outros estados. Até que em 2014, no final do ano, a Tribo Mosaico promove outro curso de introdução ao estilo com a toda especial Rebeca Piñeiro, e em 2015, está promovendo encontros intensivos de aprofundamento. 

Também nesse ano, duas professoras do estado de Santa Catarina se formaram no Teacher Trainning (TT) em São Paulo com a Carolena
Nericcio e Megah Gavin durante o Festival Campo das Tribos VII, a Cintia Vilanova, de Florianópolis, e a Silvia Bragagnolo, de São José, Grande Florianópolis.


Rebeca Piñeiro em Floripa.
Toda essa história de chegada do estilo em Floripa é importante para sabermos o quão recente ele é por aqui. O que significa que as trupes de ATS® ainda não estão consolidadas, uma vez que as bailarinas estão sendo formadas agora. O que temos aqui são vários grupos de Fusão Tribal e Fusão de Danças que fazem a aplicação do ATS® em suas performances, porém trupes puramente de ATS® ainda estão na concepção, mais precisamente, no momento de estudo do estilo.

Então, se você está em Florianópolis e quer estudar ATS® para montar a sua trupe ou simplesmente dançar e conhecer o estilo, você pode entrar em contato com as profs.

Rebeca Piñeiro em Floripa.

Cintia Vilanova
Telefone: 48 8801-2916

Silvia Bagagnolo
Email: silvia_tiaka@hotmail.com
Telefone: 48 9616 5286 (tim) / 9901 1248 (vivo)
Cintia Vilanova - Coluna Sementes & Frutos
Biografia completa - AQUI

Nenhum comentário: