26 de agosto de 2014

233 - RHEA

233 por Carine Würch - SEMANA 13

Rhea de Atenas - Instigadora de revoluções, inovadora em estilo e forma, pioneira na Dança do Ventre, uma lenda em seu próprio tempo, mestre no emocionante estilo Greco & Turco! Com seu dinamismo na dança, Rhea combina os princípios da dança grega antiga com Cabaret turco moderno. 

Suas teorias atuais da dança enfatizam a Reconciliação dos Opostos - lados direito e esquerdo do cérebro, yin e yang, princípios masculino e feminino, o céu e a terra. Por que a mudança matriarcado para o patriarcado e o que a cobra tem a ver com isto? Conjecturas instintivas de Rhea iluminarão formas que irão encantar a mente e melhorar a sua dança! Todo mundo que cruza seu caminho irá atestar: Nunca um momento de tédio com Rhea

Rhea se interessou em dança do ventre depois de ver trupe de Jamila Salimpour - Bal Anat dançando na Renaissance Pleasure Fair na área da Baía de Sao Francisco em 1968 e tornou-se um das primeiras dançarinas de espada na trupe de Jamila além de se tornar a primeira bailarina nos Estados Unidos a colocar o equilíbrio de espadas no contexto de performance. 


No início dos anos 70, Rhea ensinou e se apresentou em uma infinidade de locais da área da Baía quando o interesse em dança do ventre tinha atingido o seu apogeu, além de criar suas duas filhas, Piper e Melinda, no coração da arte. Em 1977, Rhea deixou os EUA para explorar as diversas fontes de dança do ventre no Oriente Médio. Depois de ver as estrelas, então reinantes da época, Zohair Zaki e Nagwa Fouad, e de dançar no Egito, Rhea se estabeleceu em Atenas. Ela montou um pequeno estúdio de dança à la Isadora Duncan na base da Acrópole, onde a inspiração sobre novas maneiras de transmitir a arte da dança do ventre para seus alunos, floresciam, espontâneas à sua mente. Rhea é atualmente convidada para falar, se apresentar e realizar seminários em toda a Europa e os EUA. Suas aulas são muitas vezes aumentada pelas habilidades de percussão e vocais de seu marido Ali Arsoy, um músico iraquiano com raízes curdas, armênias e do Turmequistão. Rhea e seus alunos realizam tanto show de folclore e cabaré moderno ao redor da Grécia, de acordo com o local. Rhea acolhe bailarinos e estudantes de todo o mundo para se apresentar com sua trupe.

** Tradução Livre por Carine Würch **


Nenhum comentário: