13 de junho de 2015

LITTLE EGYPT - FATIMA DJAMILE

Fatima Djemille - Fatima Djamille

'La Belle' Fatima nasceu Fatima Djemille na Síria em 1870

Começou a trabalhar como dançarina vaudeville americana, no final dos anos 1880, no original "Little Egypt" se tornou o primeiro renome barriga-dançarino da América

Foi vista como uma espécie de curiosidade depois de aparecer na Feira da Exposição Mundial de St. Louis em 1893, Thomas Edison pediu-lhe para apresentar sua dança do ventre para a câmera, fazendo um filme em 1896 1897 no estúdio Black Maria em West Orange.

Em 1903 ela é vista com sua dança inspirada no estilo turco, também referida como 'Muscle Dance', na filmagem para o American Mutoscope Film Co, este filme foi censurado em Chicago em 1907 - parte do corpo de Fatima foi cobertas por faixas na filmagem. É a dançarina dos filmes de Thomas Edison “Coochee Coochee Dance” de 1896 e “Fatima” 1897. 

O fato dela se chamar Fatima, ajudou na confusão com a LiTtle Egypt original, que havia inicialmente adotado o nome de Fatima (A síria Farida). 

Com a divulgação do vídeo, a confusão só aumentou. 

Uma interessante razão para haver essa confusão sobre quem exatamente foi Little Egypt reside no fato de que a Grande Exposição de Chicago de 1893 ficava aberta 20h por dia.

Nenhuma dançarina poderia dançar 20 horas seguidas, sete dias por semana. 

Ou seja, obrigatoriamente deveria haver várias dançarinas para o mesmo show. 

Sua última aparição no palco como uma dançarina, foi no Victoria Theatre de William e de Oscar Hammerstein, em 1913

Ela, infelizmente, morreu de um ataque cardíaco em 14 de março de 1921, aos idade 51 em Venice, Califórnia.


FONTE - http://en.wikipedia.org/wiki/Little_Egypt_(dancer)
http://www.imdb.com/name/nm0268873/bio

Nenhum comentário: