10 de abril de 2015

PILARES ENTREVISTA - EMINE DI COSMO - PARTE II

05 por Maria Badulaques - SEMANA 45

Entrevista com Emine, parte II

Continuando a conversa com a Sister...

Para quem está inscrito para o próximo Homecoming que sugestões de works você indica? O ATS HomeComing é um evento de família para sentir, respirar ATS em cada esquina. Desfrute de cada oficina, dance com o maior número de parceiros possível, reaprender tudo, seja uma boa aluna e renda-se a curiosidade com as meninas.

Como é o cenário tribal na Argentina? Quantas irmãs estúdio existem? Como é a Relação de vocês?
Emine e Kristine
Hoje, há uma irmã Estúdio além de mim, ela me formou e fez parte da minha empresa por vários anos. Participaram da GS e TT este ano durante Baile ATS. Várias meninas da Argentina estão sendo certificados este mês no Brasil, a maioria deles também se formando. Até recentemente gastava muita energia de ensinar e difundir a improvisação ATS dever de estudar profundamente e devemos respeitar Carolena Nericcio e sua criação. 

Hoje a necessidade de explicar essas coisas fazem parte do passado, o que me faz sentir que todo o esforço valeu a pena! 

Estou muito feliz que tantas meninas fazem o compromisso de ser a irmã Studio. O crescimento de nossa comunidade continuará a divulgar o ATS na Argentina, a maioria dos estudantes têm de chegar a um melhor nível de educação, e que a conexão e beleza em nossas danças proliferar-se.

Os grupos de ATS na Argentina interagem entre si? Há eventos suficientes de ATS na Argentina? Ainda não, a comunidade ainda é muito pequena. Mas tenho certeza de que nos próximos anos isso vai mudar. Tudo requer tempo para amadurecer: as meninas começam a ensinar e os seus alunos a atingir um nível suficiente de conhecimento a ser apresentado em shows não é algo que acontece de um dia para o outro. Enquanto isso, no entanto, há muita colaboração entre os parceiros. Por exemplo, todas as meninas que tenho formado têm relação muito boa entre si.

Você estuda outros estilos de dança? Quais? Somente ATS e Tribal Fusion

Quando as expectativas que temos sobre nossas danças suplantam nossa capacidade técnica e temos que lidar com a frustração, nesta hora como você aconselha sua aluna? Primeiro você deve aprender a se sentir frustrado... pode ser muito normal, nós temos que fazer é que essa frustração é um motor que nos empurra para a frente. Por que dançou ATS? Por que decidimos dedicar nossas vidas a ensinar ATS? Minhas respostas a estas perguntas são: 1) Eu danço ATS porque quero me conectar com as pessoas, porque eu quero ser parte de algo que ultrapassa a minha individualidade; 2) Eu sou dedicada ao ensino, porque eu tenho o conhecimento que posso fazer as pessoas felizes e porque há pessoas que procuram esse conhecimento. Essas duas perguntas e essas duas respostas são, para mim, o suficiente para superar qualquer crise. Motivo: simplesmente não é sobre mim, meu ego e minhas frustrações pessoais, existe uma força maior que me obriga a parar de me julgar e colocar em movimento para resolver problemas concretos.

Comentários: _/|\_ - Amei, fez sentindo pra você também?!

O ATS é uma dança extremamente técnica, mas de é para todos e todas idades, fale sobre isso. 
"Técnico" aparece no processo natural de desenvolvimento de qualquer arte. A técnica surge quando uma pessoa tem uma habilidade e alguém pergunta como você faz isso? Existe uma maneira de executar os movimentos, não há uma maneira de treinar, há uma maneira de ensinar: é toda técnica. 

Na maioria das danças e artes cênicas técnica desenvolve apenas em termos de beleza artística na tecnologia ATS é um meio para uma conexão mais profunda, que Carolena chama "fluxo no subconsciente divino." A magia da ATS não está fazendo acrobacias que estão disponíveis apenas para os dançarinos que começou sua carreira aos 4 anos de idade com uma exigência de nível elite. A magia do ATS está na maneira como usamos as ferramentas que temos para conectar: ​​movimento, música, olhar, formações. Os movimentos são projetados para serem executados por mulheres de todas as idades e com diferentes condições físicas. Tudo pode melhorar a sua sensibilidade, a sua posição, firmeza e clareza de seus movimentos, sua capacidade de interpretar música e fluidez durante uma improvisação.

O que você pensa sobre a essência e a técnica na dança? Eu acho que para compreendê-lo, devemos estar dispostos a romper com as estruturas, tornar-se permeável a deixar ir o que flui de nós e deixar entrar o que vem dos outros. O ATS é como a própria vida: nós temos as ferramentas para dançar (os recursos para viver), podemos planejar, mas deve estar disposto a adaptar-se ao inesperado, e a única maneira de fazer isso é parar e chegar a essa conexão divina.

Quando você vem dar workshops no Brasil? Adoraria, só falta um organizador.

O que você acha da cobrança estética na dança? Não é o meu principal interesse, porém acredito que a estética é importante para atingir o público e é uma fonte de inspiração para nós mesmos.

Que mensagem você deixaria para as dançarinas que buscam o Sister Studio? Em primeiro lugar felicitar seja bem-vindo a esta comunidade maravilhosa, e, segundo, você não deve ficar nas aparências, não se contente com um nome ou status, para continuar buscando a essência.

Essa foi nossa conversa com Emine, gostei de cada resposta que só me fez continuar caminhando os degraus para a plenitura na dança e liberdade.
Vamo que vamo.

Carolena tá chegando!!!
Xeros no pulsante.










Versión española

Para quem está inscrito para o próximo Homecoming que sugestões de works você indica?
El ATS Homecoming es un evento para sentirse en familia, para respirar ATS en todos los rincones. Disfruten cada taller, bailen con tantas compañeras como les sea posible, reaprendan todo, sean buenas estudiantes y entréguense a la curiosidad como unas niñas.

Como é o cenário tribal na Argentina? Quantas sisters studio existem? Como é a relação de vocês?
Hoy en día hay una Sister Studio más aparte de mi, ella se formó conmigo y fue parte de mi compañía por varios años. Cursó el GS y el TT este año durante el ATS Homecoming. Varias chicas de Argentina estarán certificándose este mes en Brasil, la mayoría de ellas también se formaron conmigo. Hasta hace unos años gran parte de mi energía se iba en enseñar y difundir que cualquier cosa improvisada no es ATS, que al ATS hay que estudiarlo profundamente y que debemos respetar a Carolena Nericcio y su creación. ¡Hoy la necesidad de explicar estas cosas es parte del pasado, lo cual me hace sentir que todo el esfuerzo dio sus frutos! Estoy muy feliz de que tantas chicas asuman el compromiso de ser Sister Studio. El crecimiento de nuestra comunidad hará que el ATS se siga difundiendo en Argentina, que más alumnas tengan alcance a un mejor nivel de estudios, y que la conexión y belleza en nuestras danzas prolifere.

Os grupos de ATS da Argentina interagem uns com os outros, há uma quantidade de eventos suficientes para essa troca?
Aún no, la comunidad todavía es muy pequeña. Pero estoy segura de que en los próximos años eso cambiará. Todo requiere de un tiempo de maduración: que las chicas empiecen a dar clases y que sus alumnas alcancen un nivel suficiente de conocimientos para poder presentarse en espectáculos no es algo que ocurra de un día para el otro. Mientras tanto, sin embargo, hay mucha colaboración entre compañeras. Por ejemplo, todas las chicas que se han formado conmigo tienen muy buena relación entre ellas y han hecho presentaciones en colaboración.

Você estuda outros estilo de dança? Quais?
Sólo ATS y Fusión.

Quando as expectativas que temos sobre nossas danças suplantam nossa capacidade técnica e temos que lidar com a frustração, nesta hora como você aconselha sua aluna?
Primero hay que saber que sentirnos frustradas puede ser de lo más normal, lo que tenemos que hacer es que esa frustración sea un motor que nos empuje hacia adelante. ¿Por qué bailamos ATS? ¿Por qué decidimos dedicar nuestra vida a enseñar ATS? Mis respuestas a esas preguntas son: 1) bailo ATS porque quiero conectarme con las personas, porque quiero ser parte de algo que supere mi individualidad; 2) me dedico a enseñar porque tengo conocimientos que pueden hacer felices a las personas y porque hay personas buscando esos conocimientos. Esas dos preguntas y esas dos respuestas son, para mi, motivo suficiente para superar cualquier crisis: simplemente no se trata de mi, de mi ego y mis frustraciones personales, hay una fuerza mayor que me obliga a dejar de juzgarme y a ponerme en movimiento para solucionar uno a uno los problemas concretos.

O ATS é uma dança extremamente técnica, mas é para todos e todas idades, fale sobre isso
En el proceso natural de desarrollo de cualquier arte aparece la “técnica”. La técnica surge cuando una persona tiene una destreza y otra persona le pregunta ¿cómo haces eso? Hay una forma de ejecutar los movimientos, hay una forma de entrenarlos, hay una forma de enseñarlos: todo eso es la técnica. En la mayoría de las danzas o artes escénicas la técnica se desarrolla sólo en función de la belleza artística, en el ATS la técnica es un medio para lograr una conexión más profunda, lo que Carolena llama “fluir en el subconsciente divino”. La magia del ATS no está en hacer piruetas extravagantes que sólo están al alcance de bailarines que comenzaron su carrera a los 4 años de edad con un nivel de exigencia elitista. La magia del ATS está en cómo usamos las herramientas que tenemos para conectarnos: movimientos, música, mirada, formaciones. Los movimientos están diseñados para poder ser ejecutados por mujeres de todas las edades y con condiciones físicas diversas. Todas pueden mejorar su sensibilidad, su postura, la firmeza y claridad de sus movimientos, su habilidad para interpretar la música y la capacidad de fluir durante una improvisación.

O que você pensa sobre a essência e a técnica na dança?
Pienso que para comprenderla es necesario estar dispuesto a romper con las estructuras, volvernos permeables para dejar ir lo que fluye desde nosotros y dejar entrar lo que nos llega desde los otros. El ATS es como la vida misma: tenemos las herramientas para bailar (los recursos para vivir), podemos planificar, pero debemos estar dispuestos a adaptarnos a lo inesperado, y el único sentido de hacerlo es alcanzar esa conexión divina.

A pergunta mais importante: quando vem ministrar workshop no Brasil?
¡Me encantaría! Sólo hace falta un organizador ;-)

 O que você acha da cobrança estética na dança?
No es mi principal interés, sin embargo considero que la estética es importante para llegar a la audiencia y es una fuente de inspiración para nosotras mismas.

Que pensamento você deixa para as dançarinas que buscam o sister studio?
Primero que nada felicitarlas y darles la bienvenida a esta maravillosa comunidad, y segundo, que no se queden en las apariencias, que no se conformen con un nombre o un status, que continúen buscando la esencia.

Nenhum comentário: