24 de setembro de 2014

204 - NAKISH

204 por Carine Würch
Nakish é conhecida como a primeira afro-americana nos EUA a ser bailarina de dança do ventre. 

Ela também foi a primeira e única bailarina negra no Bal Anat, no início dos anos 70.

Suas outras estreias incluem a primeira mulher negra a ensinar na YWCA (em San Francisco) em 1977, e uma das primeiras professoras do Rakkasah

Nakish nasceu em San Francisco. Dançarina desde de uma idade muito precoce, aos 6 ela tinhas aulas de ballet e mais tarde, na escola, ela estudou flamenco e dança moderna. Embora estudando a técnica de Martha Graham, ela não quis seguir para Nova York depois da escola, onde não conhecia ninguém. Em vez disso, ela foi para o San Francisco Conservatory of Dance e estudou dança moderna no City College simultaneamente. 

Em 1962, Nakish explorou outros aspectos de sua criatividade e foi para a Louise Slinger Academy of Fashion e formou-se em 1966, tornando-se assistente de Patricia do London Design em 1967. Nakish também teve interesse em design de pedras e lapidação e joalheria. 

Nakish foi apresentada a dança do ventre através de seu namorado que trabalhava na Renaissance Pleasure Faire como ferreiro. 

No início, ela não se sentia muito bem em participar como uma dançarina do ventre, porque não fazia parte de sua cultura étnica. Um ano depois, ela foi assistir e viu trupe de Jamila Salimpour: Bal Anat


Em entrevista à Gilded SerpentNakish disse: "Rhea estava dançando com sua espada. Ela me viu ali parada observando os dançarinos e veio até mim e disse: 'Você deveria dançar nosso grupo!"

E assim aconteceu. Em 1969 Nakish começou a estudar com Jamila e tornou-se a próxima dançarina espada no grupo, quando Rhea partiu para a Grécia.

Fonte:
http://thebellyblog.com/2014/02/13/tbt-the-lady-with-the-eyes-nakish-beautiful-one/
http://www.gildedserpent.com/art39/SausanNakishInterview.htm

Postar um comentário