9 de setembro de 2014

219 - JOHN COMPTON

219 Carine Würch -  SEMANA 15

Ele dançou primeiro como solista de destaque no grupo de Jamila Salimpour, o Bal Anat, em 1973. 

Sua especialidade eram os címbalos sírios e o "balançar" das bandejas. 

Ele se tornou uma estrela dentro do repertório Bal Anat Troupe, em seguida, em grupo folk de dança de Patti FarberBabaGanooj

Dentro do grupo, John preferiu dançar sozinho e lembra de ter sido influenciado por cartões postais de homens marroquinos dançando com uma bandeja em suas cabeças.

Depois de Bal Anat, veio 
Las Vegas e depois de vários anos em Finnochio na Broadway em North Beach, San Francisco. 

Seu contrato de seis anos apresentou-o aos turistas, artistas de circo, travestis e transexuais, e muitas celebridades como Bette Davis e comediante Martha Ray.

Em 1976, ele formou seu próprio show - um espetáculo de abertura para a exposição do Rei Tut no Museu De Young , em San Francisco. 


Ele foi o co-fundador e co-diretor de Hahbi'Ru Eastern Dance Ensemble. Ele divide esta posição com Rita , também conhecida como Rebaba
Hahbi'ru é um termo antigo dado ás tribos de beduínos que vagavam pelos desertos árabes enriquecendo e tirando o que os agradavam dos muitos países que atravessaram. 

O foco da Troupe colorida Hahbi'Ru é o estilo do "Velho Mundo Folclórico", bem diferente do estilo Cabaret ou estilo Tribal Americano que a maioria das pessoas lembra quando pensa em dança do oriente ou dança do ventre. Suas danças são baseadas na tradição, com um pouco de talento criativo e colorido.

John Compton faleceu em Outubro de 2012, mas deixa um legado inegável para o mundo da dança.

Mais fotos no nosso ALBUM COMPLETO - AQUI
Texto original:
** Tradução livre - Carine Würch **
Postar um comentário