8 de setembro de 2014

220 - JOHN COMPTON

John Compton com 
Bal Anat, no início 
dos anos 1970
220  por Carine Würch - SEMANA 15

Esta semana será dedicada ao ícone John Compton, com quase dois anos do aniversário de sua morte, em outubro de 2012, transcrevo a carta de Suhaila Salimpour, assim passamos a conhecer um pouco de sua história:


Lembrando John Compton 
Postado em 16 de outubro de 2012 por Suhaila Internacional 
Fiquei muito triste ao ouvir a notícia de que John Compton faleceu esta semana. Ele teve uma carreira longa e próspera na dança do ventre, e eu quero compartilhar a minha história de como eu o conheci pela primeira vez.

John tinha visto Bal Anat apresentar no Renaissance Pleasure Faire e queria tanto estudar com a minha mãe. Ela ensinava em Sao Francisco, e John procurou seu estúdio. As aulas de minha mãe eram apenas para as mulheres, de modo que ela não permitiu que ele em sala de aula.

Eu era muito jovem na época, mas eu ainda me lembro de John - com seus longos cabelos quase alcançando sua cintura - sentado do lado de fora de classe da minha mãe, ouvindo a música e qualquer instrução que ele pudesse ouvir. Fiquei impressionado com persistência e compromisso da John. Eu estava lá no dia que minha mãe finalmente abriu a porta e disse-lhe "bom Okay! ENTRE! ", Permitindo assim que John para participasse de sua aula.

John foi o primeiro aluno do sexo masculino de Jamila, e as comportas foram abertas para mais maravilhosos dançarinos para estudar com a minha mãe. Com Bal Anat, primeiramente John se vestida como imitadora e dançarina marroquina. Você pode visualizar o seu desempenho relacionado no documentário Bal Anat abaixo (cerca de 08:50).

Suhaila and John Compton, Bal Anat
Mais tarde, ele se apresentava como um dos dançarinos com bandeja; se você olhar para a foto abaixo comigo e John, você vai notar a fivela do cinto. Jamila deu a ele que fivela do cinto, quando John a primeira partida de executar, e até onde eu sei, é a única que ele jamais usou ao longo de sua carreira.

Eu sempre me lembrarei John de seus dias iniciais de dança do ventre, e eu vou lembrar dele como aquele jovem tão fascinado com a dança do ventre e tão ansioso para aprender tudo o que podia.

Texto original aqui:

Nenhum comentário: