30 de novembro de 2014

137 - MASALIMA / SATRINYA

HILLARY EM 1974
137 por Carine Würch - SEMANA 26

Parte I

Preciso exercitar a memória para lembrar as pessoas e incidentes, que acredito iniciaram para mim no inverno de 1972! 

Tinha minha licença em cosmetologia por aproximadamente cinco meses, e nenhuma perspectiva de trabalho, exceto meio turno em vários salões de beleza. Naquele momento, na minha jovem vida adulta, estava com uma variedade de problemas de saúde. Por acaso, vi um horário de aula, que incluía "Dança do Ventre" no Centro de Recreação Montclair, localizado no belo bairro Montclair das colinas de Sao Francisco Bay.

Pensei: "Por apenas um dólar por classe, por que não?"

Minhas aulas eram uma vez por semana. A professora chama-se Hillary. Eu mal podia esperar! As duas primeiras semanas de aulas, no entanto, foram ensinados por uma substituta: a bailarina Aida Al-Adawi. Durante o intervalo de trinta minutos, Aida nos deu uma visão sobre o mundo fantástico, e peculiar, da comunidade de dança do ventre. Isso intrigou-nos sem fim!

Aida também nos contou sobre sua professora: uma mulher chamada Jamila Salimpour.

Na opinião de Aida, Jamila era a professora mais imitada na área de Sao Francisco Bay. As mulheres vinham de todo o em torno da Baía para estudar com Jamila, e nas palavras de Aida, "Depois de apenas três aulas, elas iriam ensinar a dança do ventre!"


Aida nos deu um resumo da experiência de Jamila

Jamila tinha dançado por 27 anos em Los Angeles. Depois que ela se mudou para Sao Francisco e trabalhou no "Bimbo's 365 Club" em North Beach. Como Jamila aprendeu a dançar, Aida nos disse, foi assistindo seu pai, um marinheiro italiano, que estava de plantão no Norte da África. Pelo menos, essa foi a história. 

(Outro dos alunos de Jamila, Habiba, também perpetua este "Mito". Ela foi ainda mais longe e disse-me: "Eu digo às pessoas que Jamila nasceu na Argélia e aprendeu a dançar lá também.") 

De acordo com Aida, Jamila teve teve uma carreira longa e famosa como a The Prima Belly Dancer na área da Baía de Sao Francisco. Ela foi mentora das melhores dançarinas do ventre, como Galya, Rhea, Meta (mais tarde Nedda), Hillary, Raina, Yasmeen, Katoria, Kismet, Sonya, e Nakish

Os outros dançarinos que foram bem conhecidos, tais como Sula, Sabah, Magana Baptiste, e Najia, eram " rotegidos" de Bert Balladine e, portanto, considerados pelo clã de Jamila como personae non grata. De acordo com a ladainha de Aida, Bert foi apenas um dos imitadores de Jamila e - talvez - seu inimigo.

... continua


FONTE:
** Tradução Livre por Carine Würch **

Nenhum comentário: