9 de novembro de 2014

158 - GALYA

158 por Carine Würch - SEMANA 23

"No palco principal, a antiga bandeira do Bal Anat está pé. Houve gritos de admiração e espanto que a bandeira ainda estava inteira.

Em uma lâmina pendurada, um filme de Bal Anat apareceu. Parecia que ninguém na platéia havia visto aquele filme. Era colorido e de um filme de 16 mm, mal colocado em vídeo, então rodava um pouco rápido demais. A maior parte do filme foi gasto com o público tentando descobrir: em que ano foi, quem eram as dançarinas, e rir ou expressar frustração com a má qualidade, que é inevitável nesses filmes antigos. Pessoalmente, amo essas coisas, mesmo as partes ruins, e acho que temos a sorte de ter alguma coisa dos tempos antigos, sabíamos o quão importante eles seriam um dia, e quanto gostaríamos de tê-los. O consenso foi que esta apresentação foi 1974 ou mais tarde.

O destaque foi ver Galya dançar o final. O filme estava tão ruim neste ponto que ouvia-se gritos de desgosto da platéia, assim que todos a reconheceram.

Ela é uma das dançarinas favoritas, desde os primeiros anos, e uma das melhores dançarinas de Jamila. Foi uma pena que o filme estava ruim para assistir e muito acelerado, desfavoreceu por completo sua dança. No meio do faccionismo dentro da dança, como de costume, estou constantemente espantada, pois parece ser haver um comum acordo, até mesmo uma reverência, sobre Galya. Me pergunto se é porque ela já não dança e não ensina, e não é mais uma ameaça para ninguém, mas isso é apenas a minha especulação. No final do filme, enquanto Galya saltava, quicava (na imagem do filme), o novo Bal Anat entrou por entre as cortinas, com a fanfarra liderada por Ernie Fischbach no zurna e muito outros... e quero dizer: uma tropa!

Durante a tradicional procissão até o palco, estávamos todos em pé, zagareeting e batendo palmas e gritando. Foi um momento muito emocionante.

Fiquei impressionada com o quanto desejamos o passado, e nos deleitamos com a chance de revivê-lo "só mais uma vez." (Shelley/Yasmela)

Fonte:
** Tradução Livre - Carine Würch **

Jamila Salimpour and Bal Anat circa 1970:

Top row: 1-? (NOT Aziza!), 2-?, 3-kneeling? , 4– Masha Archer in braids, 5- Anne Lippe with drum & turban, 6- Rhea with sword leaning forward, 7- Jo Hamilton with sword, 8-?, 9-?

Na frente de joelhos: 1- Galya, 2- Lisa with the snake, 3- Reyna, 4- Darius or Darioush, the kanoon player., 5-?, 6- Hilary with a snake, 7- Jamila Salimpour

Nenhum comentário: