21 de outubro de 2014

177 - AZIZA!

177 por Carine Würch - SEMANA 21

Texto escrito por Nazely do The Belly Blog. com




Aziza floresceu como dançarina oriental em meados dos anos 1960 na Califórnia. Ela dançou em clubes em São Francisco, Hollywood e em muitos lugares - é dela o crédito de ser a primeira bailarina de Dança do Ventre vista nas "terras de ninguém", em estados como Omaha e Nebraska, bem como foi a primeira bailarina vista nas províncias canadenses como SaskatoonSaskatchewan... 

(Fale-me sobre um público difícil... Ri muito!)




Ela saiu em turnê para todos esses lugares e muito outros, com sua própria banda e cantora... soa como um sonho! 

Aziza trabalhou e estudou com Fatma Akef, cuja irmã era a lendária dançarina egípcia Naima Akef. Ela era um dos membros da trupe de Jamila Salimpour -  Bal Anat.


Depois de tropeçar em algumas fotos dela, me senti tão inspirada em fazer uma reportagem sobre ela o mais rápido possível. Seus trajes, o todo - ela parece ser o epítome da bailarina vintage, elegante, e ao mesmo tempo sexy que gostaríamos de imitar em nossa dança hoje. Nós amamos como ela levou a dança para lugares onde não haviam ido antes, ao redor os EUA e CANADÁ. Uma verdadeira pioneira em todos os sentidos da palavra! Ela contribuiu com histórias incríveis, loucas e engraçadas para o site Gilded Serpent. Me diverti muito lendo tudo isso. Aqui está um link para uma lista de artigos muito legais que ela escreveu!






Queremos agradecer a Aziza por contribuir com todas as suas memórias para a Comunidade da Dança - é emocionante como dançarina em crescimento pode aprender sobre o passado a partir de uma perspectiva tão especial e única.


Texto original:
** Tradução Livre - Carine Würch **

Nenhum comentário: