20 de outubro de 2014

178 - JOHN COMPTON

178 por Carine Würch - SEMANA 21


Seguindo um pouco em relação às críticas do estilo, temos um depoimento de John Compton, e também uma entrevista, onde ele fala mais sobre o que pensa sobre o assunto:

ATS:
Eu perguntei a John sobre o American Tribal Style e o que ele pensei nisso. Respondeu: "A comunidade da Dança do Ventre está erroneamente chamando minha trupe, Hahbi 'ru, de American Tribal Style, e nós até fazemos parte do livro intitulado "The Trible Bible"! "Nós não somos! Eles têm, na minha opinião, uma postura tensa e uma apresentação muito diferente da nossa. Os nomes dos movimentos são todos o mesmo, mas são executados como uma equipe de performance de precisão, com passos perfeitamente ajustados de forma estruturada. Hahbi'ru é diferente e único, devemos talvez ser rotulado como "Tribal Folclórico." Para mim tribal tem a ver com uma unidade familiar, e, certamente, ATSBal Anat de Jamila, e Hahbi 'Ru todos têm isso em comum. Baseamos nossas danças na tradição**, mas interpretamos essa tradição com um pouco de liberdade criativa, alterando algumas coisas e deixando eles mais agradáveis para o palco. Nós esgueirar-se em alguns movimentos modernos, mas tentamos integrá-los dentro do "estilo antigo". O grupo de Jamila tinha um look dos anos 1940 ou dos anos 50. Um look com muito uso de Assuit, que eu acredito que veio de fotografias antigas. Descreveria o Hahbi 'Ru como um look "country chamativo " ou "folclórico colorido".

Entrevista de John Compton para Lynette - Texto original:

** falaremos disto mais adiante com Patty Farber, que foi uma estudiosa das danças folclóricas de diversos países, por isto a formação do Hahbi 'Ru é mais próxima ao folclore do que o Bal Anat de Jamila, que trouxe muito do que ela lia e via, junto com sua imaginação.


Aqui segue o link para o podcast:
http://www.yippodcast.com/2012/01/episode-53-john-compton_29.html

E logo abaixo, achamos o comentário deste Podacast, feito por Shay Moore, que é professora de ATS e Tribal Fusion do Deep Roots Bellydance:

Shay Moore disse... 

Eu tenho que dizer, ouvindo John Compton desdenhosamente falar sobre ATS dizendo que é "sempre a mesma" , me deixa triste (amo ele, por que ele não pode me amar de volta ?!). Mas é também me faz sentir como "a panela falando da chaleira", quando um show Hahbi 'Ru é totalmente coreografado - mesma música exata, passos, tudo, em cada show - acho isto muito mais "do mesmo" toda vez, do que qualquer show ATS

Quero dizer, sério...? Quantas vezes vi Lorke Lorke, ou Jamilo, ou Dança com Sunjs? Mas enlouqueço toda vez que vou assisti-los! Não é que exija que esses shows sejam diferentes a cada vez, exijo que sejam de alta qualidade, com grande energia e um nível elevado de carisma. E sinto que tanto Hahbi 'Ru, como o bom ATS têm isto em comum. 

E não me fale sobre o outro comentário desdenhoso sobre a "adulteração" dos movimento de Jamila no ATS, quando ele mesmo ri sobre "roubar" movimentos e coreografias para seus shows. Não vamos atirar pedras, Sr. Compton. Você é um dançarino incrível, e um dos muitos pioneiros admirados da Dança do Ventre que eu adoro. Você não precisa se ​​elegantemente dar tapa de luvas em outros dançarinos e estilos para provar o seu valor. Você é melhor do que isso. 

Essa é a minha história e eu me mantenho firme a ela.

** Tradução Livre - Carine Würch **

Nenhum comentário: